Litoral EmCena - Facebook_capa.png

 

TEATRO EM TEMPOS DE PANDEMIA E DE GUERRA

 

Reinicia em Março e decorre até final de 2022 o programa do LITORAL EmCena, um projecto da AJAGATO realizado de parceria com os municípios de Santiago do Cacém e de Sines. Trata-se do maior projecto de intervenção cultural da AJAGATO, tanto na extensão do programa e abrangência geográfica a um território intermunicipal, como no financiamento proporcionado pela candidatura ao Programa Operacional Alentejo 2020.

 

A singularidade e importância deste evento foi porém ensombrada desde o início pela pandemia e agora pelo deflagrar de uma guerra com um potencial impacto de dimensões ainda dificeis de imaginar. No entanto, aqui estamos na segunda ronda desta viagem ao mundo do Teatro e da diversidade das suas propostas, tanto dos textos clássicos e contemporâneos, como das distintas linguagens e estéticas teatrais e também dos espectáculos para os diferentes públicos. Tudo preparado com o propósito claro de continuar a disseminar o gosto por esta arte milenar e, através dela, promover a região como um centro de criação, promoção e reflexão teatral.

 

A experiência de 2021, com balanço muito positivo, permitiu-nos partir para um modelo renovado e melhorado de programação. Graças a uma gestão cuidada do financiamento é possível aumentar para o dobro o número de espectáculos previstos na candidatura, com vista a um segundo ano de ainda maior sucesso artístico e de público e de maior impacto no território.

Somos adeptos do que gostamos de apelidar de Teatro de Arte! acreditamos no poder transformador do teatro que não se limita a surpreender e divertir mas também é capaz de nos questionar, despertar, sensibilizar. Vivemos tempos dificeis e embora o teatro não possa, por si só, resolver as crises sanitárias e belicistas, nem transformar o mundo, estamos convictos que, quando feito com convicção e competência, é um fortíssimo factor de transformação pessoal, tanto de quem o faz como de quem o celebra com os actores. Depois, as pessoas enriquecidas pela arte e pela cultura, podem, elas sim, contribuir para reclamar e criar um mundo melhor.

Mário Primo

Presidente da AJAGATO e Director Artístivo do LITORAL EmCena

Litoral EmCena - Story_transparente_3.png